terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tecnologia na moda.

Olá pessoal, tudo bem? Boa-noite.

Para postagem de hoje resolvi falar sobre a tecnologia na área de moda. Espero que vocês curtam a postagem!!



Sabemos que a tecnologia é uma esfera poderosa para a moda, reinventando formas cada vez mais modernas e interativas de se relacionar com o consumidor. Mas será que a tecnologia vem modificando apenas relação entre moda e consumo? Veremos que a produção de moda é diretamente influenciada pelas inovações da tecnologia, possibilitando o desenvolvimento de peças cada vez mais confortáveis, práticas e diferentes.
 
                                        

Basta pensarmos brevemente na evolução da indústria têxtil para percebermos o quanto a tecnologia vem contribuindo para a produção de moda. Os tecidos usados para fabricar peças da moda praia, por exemplo, eram, até a década de 20, pesados e desconfortáveis, pois utilizavam o algodão. Quando molhados, os tecidos retiam muita água, pesando ainda mais. A indústria têxtil avançou tecnologicamente, até que o desenvolvimento de uma fibra sintética, o Nylon, em 1935, dá um salto para a moda, resultando em peças mais leves e confortáveis.

A tecnologia incorporada pela moda possibilita a modernização e diferenciação das empresas, desde a base de sua produção – que não é mensurada pelo consumidor – máquinas de costura, técnicas de corte, tecidos, até à concepção das peças produzidas – a idealização estética e usual.

A moda não só vem lançando tendências influenciadas pela Era Digital, como pensando em formas de facilitar a vida do homem moderno. Um exemplo disso são as roupas que detectam Wi-Fi. A empresa ThinkGeek lançou em 2007 a camiseta Wi-Fi Detector Shirt, com ondas que se iluminam de acordo com a freqüência de redes IEEE 802.11b ou 802.11g. A camiseta ajuda a solucionar o problema de pessoas que volta e meia precisam encontrar pontos de rede sem fio, sem a necessidade de expor o seu dispositivo. Para que a invenção funcione é preciso alimentar com três pilhas AAA, que ficam acomodadas num bolso interno.

Outra novidade que caiu especialmente no gosto dos baladeiros foi a camiseta T-Equaliser, que equaliza as freqüências do ritmo tocado no ambiente em várias cores. Essa camisa é alimentada por bateria.



O que falar então da jaqueta Solar SeV, lançada pela empresa ScotteVest. A jaqueta utiliza luz do sol paracarregar baterias, como a bateria de celular, através de um painel acoplado na roupa, transformando luz solar em energia. Dessa forma, o usuário se vê livre das baterias reservas e pode garantir, ao menos que o tempo feche por um bom tempo, que não vai ficar na mão por conta de aparelhos sem carga.

E são várias as novidades que ajudam na nossa vida digital, fazendo da moda uma grande aliada e facilitadora. Dessa forma, a moda não só vem se aperfeiçoando com a tecnologia, mas se adequando ao novo contexto. Hoje, já existem cursos de graduação destinados a estudar essa relação entre moda e tecnologia, como o curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas(UCPel) e o curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale.


http://namodadaweb.wordpress.com/2011/04/27/a-tecnologia-na-moda/ - acessado: 04/11/2014 22:55

Bom galera por enquanto é só. Muito obrigada pela atenção e até a próxima!

Beijoos.


Andressa Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário